terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Globalização e comunicação





            Com o desenvolvimento de grande parte dos meios e tecnologias de comunicação, existe um menor distanciamento entre pessoas de diferentes locais e cada vez mais o acesso à informação é facilitado. Estamos perante a ideia de “aldeia global”, pois as fronteiras físicas já não são um grande entrave à comunicação, o que levou à criação, como muitos referem, de uma nova ordem de informação. A globalização permitiu o desenvolvimento do plano “horizontal” da comunicação, cujo objetivo é alargar e aperfeiçoar os modos de comunicação entre pessoas dispersas pelo mundo. A Internet e os telemóveis ajudam para que esta ideia de aglomerar um grande grupo de pessoas num cada vez mais pequeno possa existir, pois permite o contacto constante com pessoas de todas as partes. Hoje em dia é razoavelmente fácil contactarmos alguém que esteja na China, recorrendo às mais modernas tecnologias de comunicação.
Porém, a globalização e os novos meios de comunicação evidenciam podem ser prejudiciais para um desenvolvimento igualitário entre várias comunidades. O controlo da maior parte das empresas relacionadas com os media pertence a um grupo restrito de pessoas, países (destaque para os EUA) e transaccionais, que se regem pelos seus próprios princípios económicos, pode acentuar as divergências entre países pobres e países ricos.


Inês Calhias (Ciências da Comunicação 2º ano)

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